SG COMP PARTNERS

Trabalho híbrido e o futuro da remuneração

Com a vacinação progredindo em muitos países, as empresas já avaliam o retorno parcial ou total ao escritório. Algumas delas têm encontrado resistência de uma parte dos funcionários, que demonstra preferência pelo trabalho remoto. Confira mais informações sobre o futuro da remuneração.

Revisão da estratégia
As circunstâncias impostas ao mercado de trabalho durante a pandemia mexeram no tabuleiro dos elementos que compõem o pacote de recompensas.

Se, por um lado, os colaboradores começaram a reavaliar o que possui mais valor para si mesmo. Por outro, as organizações também iniciaram um interessante processo de reflexão e revisão de suas estratégias e filosofias de remuneração.

As companhias devem responder à nova realidade adaptando ou revendo seus programas de recompensas ou correrão o risco de perder talentos valiosos.

Novo mercado global de trabalho
Como o cenário atual sugere que o modelo híbrido de trabalho veio para ficar, as empresas já contam com colaboradores vivendo em diversas regiões do país e do mundo.

Algumas organizações – de olho no novo mercado global de trabalho – avaliam revisar sua abordagem quanto às diferenças salariais regionais, ao menos no âmbito nacional. O fator-chave de contratação deixa de ser o local físico e passa a ser a qualificação do profissional.

Os funcionários “hot skill” podem ser atraídos por concorrentes que estão dispostos a pagar salários mais altos, não importando onde a pessoa esteja baseada. A relação entre pagamento e localização é complexa e a decisão por esse caminho apresenta importantes efeitos colaterais.

Toparia receber um bônus em criptomoedas?
Há novidades, também, no pacote de recompensas para a atração e retenção dos melhores profissionais que trabalham remotamente. O assunto moedas digitais ainda é novidade, mas já nos desafia a trazer para discussão a sua eventual utilização futura como um elemento no pacote de remuneração.

Pode atuar como um elemento de atração de talentos que morem em países diferentes, possibilitando que o dinheiro “cruze” fronteiras sem as barreiras cambiais. As empresas que buscam profissionais de alta tecnologia teriam a possibilidade de diversificar seu pacote de remuneração, oferecendo um modelo mais “cool” e inovador.

Como toda novidade, o uso da criptomoeda seguramente terá de ser avaliado sob os aspectos legais de toda ordem, além dos riscos inerentes a sua alta volatilidade e a percepção de valor econômico realmente existente.

Uma dúvida de todos!
Muitas companhias estão, neste momento, avaliando o equilíbrio ideal entre trabalho remoto e presencial, assim como estudando como aprimorar a medição da produtividade e seu vínculo com planos de incentivo.

Sistemas de medição muito complexos acabam falhando no direcionamento de comportamentos dos colaboradores. A charge bem humorada nos apresenta uma situação vivida por muitas empresas. Você concorda com a tirinha?

Mais insights sobre o futuro da remuneração aqui.

Encontre mais insights no LinkedIn

Data de Lançamento: 17 de julho de 2021

Todas as informações sobre a SG Comp Partners e o que saiu na imprensa.

Siga nosso Linkedin