SG COMP PARTNERS

5 tendências em remuneração para ficar de olho em 2021

Quer saber mais sobre como criar uma estratégia que esteja alinhada com os objetivos da empresa e as expectativas do colaborador? Confira as principais tendências em remuneração para 2021.

1 – Equipe de Vendas

A remuneração do time de vendas é uma das maneiras mais utilizadas pelas empresas para impulsionar seus resultados. Mas não é de hoje que a função “vender” vai além do escopo de trabalho exclusivo dos vendedores. Uma análise mais detalhada do processo de vendas revela que outras funções podem influenciar de maneira crítica no convencimento dos compradores.

No desenho de um plano de remuneração variável de vendas, uma organização deve considerar como potenciais elegíveis todos que:
– Têm interface direta com o cliente;
– Utilizam habilidades de persuasão e negociação nas vendas;
– Têm impacto direto sobre os resultados comerciais mensuráveis.

A partir desta lógica, papéis adjacentes, como por exemplo geração de leads, pré-vendas e relacionamento/pós-vendas, também podem ou devem (a depender do contexto específico de cada empresa) participar de planos de remuneração variável de vendas.

2 – Fatores ESG

O foco nos fatores ESG é uma tendência forte e irreversível, com reflexos e níveis de adesão crescentes no Brasil. Um número cada vez maior de empresas tem vinculado parte da remuneração variável de executivos ao cumprimento de metas ambientais, sociais e de governança corporativa. Por trás está o conceito de que o que é bom para as pessoas e sustentável para o planeta será bom para o negócio a longo prazo.

O ponto-chave do debate não é mais se este conceito faz sentido ou não, mas sim sobre como associá-lo da melhor forma aos instrumentos de incentivo e reconhecimento. Não é uma resposta simples, muito menos igual para todas as empresas. A organização pode alocar um peso relevante para fatores ESG no bônus anual dos executivos ou nos planos de incentivos de longo prazo.

Para fazer isso de forma eficaz, é importante que as companhias tenham uma estratégia ESG clara e mecanismos para medir o sucesso de sua implementação. As organizações devem identificar as prioridades ESG para entender o seu alinhamento com a criação de valor e, assim, determinar as medidas certas para seus planos de incentivos com metas de desempenho adequadas.

3 – Engajamento dos colaboradores

É cada vez maior a preocupação de empresas diante da evasão de funcionários talentosos. O custo do processo de seleção somado ao tempo gasto no treinamento de um substituto representa, em média, um atraso de um ano. O engajamento do funcionário também aumenta a satisfação do cliente, garantindo sua fidelização, e melhora a reputação do negócio.

E recompensas e reconhecimentos são instrumentos, sem dúvida alguma, essenciais para a retenção e o engajamento de colaboradores.

Um programa de remuneração de sucesso não deve ser apenas uma réplica de práticas de outras empresas. Em vez disso, as recompensas devem ser criadas para apoiar a cultura organizacional. E o desenvolvimento dessas estratégias é visto como uma combinação de “arte” e ciência.

Os planos de reconhecimento devem ser aplicados de formas diferentes, dependendo do segmento e perfil do funcionário, incluindo função, habilidades, geografia e dados demográficos, como idade, sexo, nível de renda e situação familiar. De outra forma, a chance dos funcionários permanecerem desmotivados, insatisfeitos e infelizes é grande.

4 – Comunicação dos programas

As organizações estão cada vez mais valorizando o desenvolvimento e a aplicação de programas de comunicação interna referentes aos projetos de remuneração por uma série de razões.

Em primeiro lugar, porque uma boa comunicação sempre foi importante para garantir que os efeitos benéficos de um plano bem elaborado sejam corretamente percebidos pelos funcionários. Mesmo com objetivos bem definidos, muitas vezes, os funcionários podem não entender e, consequentemente, não se sentirem impactados pelo plano implementado.

Outra razão fundamental é a transparência, valor cada vez mais reconhecido pelos funcionários nas empresas. A transparência na comunicação sobre programas de remuneração engloba determinar o grau em que os empregadores estão abertos a comunicar sobre o quê, por quê, como e quanto os funcionários são remunerados.

5 – Eficácia dos planos

Muitas organizações desenham seus pacotes de reconhecimento e recompensas confiando mais no instinto e na opinião do que em análises técnicas e consistentes para decidir o que pode motivar mais seus funcionários. Uma estratégia eficaz é aquela que permite às empresas oferecer os tipos certos de premiação, para as pessoas certas, na hora certa e pelo motivo certo.

Muitas companhias investem de forma considerável na melhoria do desempenho, mas os gestores surpreendem-se quando os funcionários permanecem desmotivados e insatisfeitos. Entendemos que alguns fatores são críticos para o sucesso de um programa de recompensa. Os planos eficazes devem:

– considerar a proposta de valor ao colaborador (EVP);
– ter componentes que se encaixam e se complementam;
– ser elaborados para apoiar as estratégias de RH e de negócios da organização;
– ser baseados em metas e análises quantitativas;
– ser bem comunicados, administrados e com monitoramento contínuo.

Fique por dentro com essas 3 dicas rápidas!

  • Os custos econômicos diretos e indiretos relacionados à rotatividade de funcionários afetam significativamente o desempenho e o sucesso organizacional. As despesas referentes à perda e, em seguida, ao recrutamento, seleção e treinamento de novos colaboradores geralmente excedem 100% da remuneração anual para o cargo. Saiba mais aqui.
  • Ao manter-se atento à evolução e ao surgimento de novas carreiras, o profissional de remuneração poderá antecipar-se sobre os potenciais novos cargos-chave para a organização. A nova área de Experiência do Usuário – ou User Experience (UX), em inglês – é um mercado de trabalho promissor no Brasil. Confira mais sobre o tema aqui.
  • A sua empresa já pensou em utilizar a modalidade de premiação instituída pela reforma trabalhista para efetuar o pagamento de remuneração de vendas? A totalidade ou ao menos parte da remuneração de vendas pode ser paga utilizando planos de premiação, com um bom grau de segurança jurídica. Veja como aqui.

 

Insights sobre tendências em remuneração aqui.

Data de Lançamento: 23 de fevereiro de 2021

Todas as informações sobre a SG Comp Partners e o que saiu na imprensa.

Siga nosso Linkedin